Neste dia 12 de junho, houve um marco significativo para o setor industrial do Paraná, onde o Tribunal Superior do Trabalho (TST) formalizou um acordo coletivo visando a reativação da fábrica de fertilizantes nitrogenados (FAFEN) em Araucária. Este acordo histórico, foi resultado da colaboração entre a Petrobras, a Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), entidades sindicais locais e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que ocorreu em uma audiência conduzida pelo ministro Alexandre Ramos.
Fechada em janeiro de 2020, a FAFEN encerrou suas operações devido à falta de viabilidade econômica, resultando na demissão de 396 trabalhadores. Agora, com a retomada prevista para o segundo semestre de 2025, a expectativa é recontratar mais de 260 empregados diretamente e criar mais de cinco mil empregos indiretos na região, trazendo nova esperança e oportunidades para a comunidade local.
Para os trabalhadores da montagem e manutenção, a reativação da FAFEN é uma notícia promissora. No entanto, é importante destacar que o processo ainda está nos estágios iniciais, com o inicio dos processos de licitação das empresas terceirizadas que prestarão serviços na fábrica.
Devido a essa fase inicial, não há previsão para o início das contratações. Também ainda não está definido se as vagas serão intermediadas pelo sindicato ou se será necessário um novo processo de cadastro. Portanto pedimos que os trabalhadores fiquem atentos às atualizações fornecidas pelo Sindimont, que acompanhará de perto o desenrolar deste processo e informará sobre qualquer novidade relevante.