Sindicato pra quê? Para Fortalecer Você!
A campanha Maio Lilás 2022 do Ministério Público do Trabalho tem como objetivo levar ao conhecimento dos trabalhadores as ações das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, com base nas experiências dos sindicatos.
Os direitos trabalhistas e sociais, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, limitação de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta da organização coletiva dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais.
Ainda que já garantidos em lei, os sindicatos continuam a exercer importante papel na luta contra a redução ou a retirada dos direitos sociais, perante os empregadores ou a luta pela garantia de direitos segue-se a luta para a sua manutenção, para qual são necessários todos os trabalhadores e trabalhadoras!!
A campanha mostra que os sindicatos continuam a exercer importante papel na luta contra a redução ou a retirada dos direitos sociais.
Como se consegue um aumento salarial? Pelo governo? Não!
Você sabia que as pesquisas recentes demonstram que aproximadamente 70% dos trabalhadores ainda desconhecem que, com exceção do salário mínimo, um aumento salarial não decorre de política de governo, mas sim de negociação direta entre o sindicato e o empregador?
Quer dizer que, sem a intervenção do sindicato, raramente se tem uma reposição da inflação ou um aumento salarial. Quanto mais forte uma categoria de trabalhadores, aumenta-se a possibilidade de um maior aumento salarial.
Por força dos trabalhadores organizados, muitas categorias possuem um salário mínimo diferenciado, o piso salarial.
Você sabia que para o trabalhador receber a participação nos lucros ou resultados é necessária a participação do Sindicato dos trabalhadores? Isto porque o recebimento de determinadas verbas trabalhistas, como a participação nos lucros ou resultados, depende da negociação coletiva entre o seu sindicato e o empregador.
A participação nos lucros ou resultados deve estar prevista em um acordo ou convenção coletiva para que possa ser paga pelos empregadores aos trabalhadores.
Sem a participação do seu sindicato, determinados direitos não poderiam ser alcançados pelo trabalhador.
Você sabia que muitas entidades sindicais oferecem serviços de saúde, odontológico, assistência jurídica, lazer, colônias de férias, clube de campo, dentre outros aos trabalhadores?Isso mesmo! Muitos sindicatos oferecem serviços sociais de forma gratuita ou com desconto aos associados e também aos trabalhadores que integram a categoria representada pela entidade sindical.Além disso, mesmo após a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) ter revogado os §§ 1º e 3º do art. 477 da CLT, desobrigando a empresa de fazer a homologação das rescisões junto ao sindicato da categoria ou ao Ministério do Trabalho, muitas entidades sindicais continuam prestando esse serviço, a fim de conferir os cálculos e salvaguardar o direito dos trabalhadores.
Procure seu sindicato para saber mais e conhecer os benefícios e serviços disponíveis aos trabalhadores!